ELTON LUIZ

Marketing, produção de conteúdo e gestão da sua empresa

Junte-se a mais de 400 mil pessoas aprendendo a construir um negócio de dentro de casa e sem equipe, usando a internet.

300 vendas em 3 dias

Nessa carta eu quero te explicar o que eu fiz lá em 2022 para começar a vender todos os dias e, graças a isso, ter uma previsibilidade de faturamento com base nas ações do meu dia a dia.

Ontem eu decidi ver quantas vendas tinha feito nesse mês (sim, quantas vendas eu fiz em 3 dias do mês de abril). O resultado foi esse:

Literalmente 100 vendas por dia. E 107 novos clientes dentro do meu ecossistema de produtos.

Nessa carta eu quero te explicar o que eu fiz lá em 2022 para começar a vender todos os dias e, graças a isso, ter uma previsibilidade de faturamento com base nas ações do meu dia a dia.

Não analise métricas

A maioria das pessoas com quem conversei é fissurada em métricas.

Eles adoram criar tabelas e planilhas com taxa de conversão, número de leads, cac, cpa, cpl, e qualquer outra sigla que você puder imaginar.

Eu já fiz isso. E nunca serviu de nada.

Vou te dizer o que eu penso: uma métrica só é útil se você pode mudar alguma ação por causa dela.

Por exemplo: ontem mesmo eu vi que a maior quantidade de vendas do meu curso carrosséis que viralizam vem do link da bio do Instagram. Super interessante, mas como isso me ajuda?

Essa métrica me diz se vale a pena fazer mais posts? Não.

Ela me diz se os vídeos do YouTube contribuíram para convencer as pessoas a comprar? Não.

Ela me mostra se meus emails são relevantes? Não.

Ela não me ajuda em nada.

Essa métrica só serve para me fazer perder tempo monitorando ela.

Veja, você precisa entender minha tese para que tudo faça sentido nessa carta:

Não é o link em que você clica para comprar que te convenceu a comprar, é alguma outra coisa.


Pensa comigo: quando você clica para comprar um produto é porque alguma outra coisa te convenceu a ir até aquele link e clicar. Mas foi uma coisa só ou um conjunto de fatores?

Na minha opinião, nós só decidimos comprar algo quando já confiamos minimamente que aquilo vai nos ajudar, ou seja, recebemos uma série de estímulos anteriores ao clique para que o clique acontecesse.

Vários pesquisadores de grandes empresas e universidades já criaram estudos para demonstrar que uma pessoa precisa ser exposta múltiplas vezes a uma marca antes de decidir comprar.



Na internet não é diferente.

Mesmo que vez ou outra você compre um produto no impulso, quase sempre você vai precisar ver múltiplos conteúdos de uma pessoa para decidir comprar dela.

Ou seja, as métricas que normalmente são analisadas, não mudam muita coisa na prática porque o que realmente importa é a quantidade de vezes que você aparece na frente de alguém.

Ataque em todas as frentes

Minha regra de negócios é simples: quanto mais eu apareço repetindo uma mensagem na frente das pessoas, mais elas compram.

Na prática a coisa é bem assim: meus períodos de maior venda são os de maior produção de conteúdo. Um exemplo disso foi quando liguei meu primeiro curso no perpétuo: eu fiz uma maratona de 90 lives no Instagram, enquanto postava stories e carrosséis todos os dias.

Com um curso de R$29,90 eu fazia R$1.000,00 por dia.

Quando eu parei de fazer as lives, adivinha? As vendas caíram.

E foi ali que percebi que eu poderia ignorar todas as métricas e focar em uma coisa só: aparecer no máximo de lugares possíveis todos os dias.

Para deixar a coisa bem prática para você:

  1. Esteja todos os dias nos stories.

  2. Poste carrosséis todos os dias.

Isso já está bom para o começo do seu negócio, mas ainda não vai te fazer vender todos os dias.

Você vai precisar adicionar:

  1. Uma campanha de entrada de seguidores (pelo botão turbinar do Instagram).

  2. Uma campanha de distribuição de conteúdo para quem já te segue (arrume um gestor de tráfego para te ajudar com isso).

Com essas duas campanhas ligadas, você começa a aparecer com mais frequência e para mais pessoas no Instagram.

Isso, sozinho, pode te ajudar a vender quase todos os dias, mas o que virou mesmo a chave para mim foi adicionar conteúdos densos diários ao processo.

Quais são os dois conteúdos densos que eu mais faço:

  1. Emails.

  2. Vídeos gravados (de mais de 10 minutos) no YouTube.

Pronto, agora você está atacando em múltiplas frentes: feed, stories, YouTube, emails, campanhas de tráfego.

Essa sequência de cartas vai terminar amanhã, onde vou te contar como eu escalei as vendas para conseguir chegar a números altos como 100 vendas por dia. Mas o que mais quero te ensinar hoje é isso daqui:

O que vende é a Big Idea

Já vou pedir perdão para os publicitários, porque posso perverter um pouco o conceito de big idea, mas vai servir para meus propósitos dessa carta.

Você tem que aparecer todos os dias na frente das pessoas (e é isso que eu faço. E já te falei que faço com menos de 1 hora por dia de criação de conteúdo? Bom, eu termino de explicar essa parte amanhã), mas não basta aparecer…

Você tem que aparecer todos os dias levando a mesma mensagem.

Levar a mesma mensagem significa se manter dentro de uma Ideia central. Significa que tudo o que você fala tem um mesmo objetivo e se refere a uma mesma finalidade.

Por exemplo: tudo o que eu falo é para te ajudar a construir um negócio enxuto de dentro de casa e sem ficar neurótico ou vender sua alma por dinheiro.

Não importa se vou falar sobre minha família, sobre os processos da minha empresa, sobre criação de conteúdo… Eu sempre vou te falar de algo que contribui para a construção de um negócio dentro do modelo em que construí o meu.

Se você aparecer todos os dias e estiver sempre falando da mesma Big Idea, eventualmente as pessoas vão começar a perceber que você realmente entende do assunto, vão confiar em você e vão desejar comprar algo.

Vamos, então, à conclusão dessa carta

O que movimenta a máquina é o conteúdo

Eu não preciso olhar as métricas.

Eu só preciso criar uma rotina que me permita produzir, pelo menos:

  • Um texto.

  • Um vídeo.

Todo santo dia.

E foi isso que eu fiz: organizei toda a minha vida para ter pelo menos 2 horas livres toda manhã só para escrever e gravar.

Isso garante que estou fazendo a atividade mais importante de todas do negócio: propaganda.

Porque não se engane: conteúdo é propaganda. E propaganda é o que gera desejo.

Pense nisso da seguinte forma: você vai produzindo, vai aparecendo todos os dias na frente das pessoas, vai aumentando o desejo delas gradativamente, até que elas comecem, uma a uma, a confiar em você e ficarem prontas para dar um passo a mais: comprar um produto seu e, portanto, estreitar o relacionamento com você.

A moral dessa história toda então é:

Apareça todos os dias em texto e em vídeo, em diferentes camadas de profundidade, levando a mesma mensagem em todas as frentes e, cedo ou tarde, você vai ter acumulado pessoas suficientes te acompanhando para que as vendas aconteçam.

Amanhã vou te mostrar como estar em muitos lugares diariamente sem precisar trabalhar muito para isso. Também vou te falar que produtos vender (não se esqueça do nosso formato campeão, que ensinei na carta anterior).

A gente se vê lá.

11:35 a.m.

AMDG

Elton

Quem sou eu?

Casado, pai de 2 filhos, dono de um negócio que lucra 5 dígitos por mês através da internet

Caso você queira se aprofundar:

O Condado

Minha comunidade de desenvolvimento pessoal onde dou aulas semanais ao vivo

Projeto Valinor

Aprenda a produzir conteúdo e ganhar dinheiro com a Internet, implementando meu método de 4 fases

Cartas ao Condado

Acesse cartas exclusivas onde te ensino a construir um negócio de uma pessoa só, trabalhando de dentro de casa