Desde que me conheço por gente eu gosto muito de estudar. Nesta carta vou te mostrar como estudar mais, mais rápido e transformar o que você estuda em conteúdo
Lembro de quando li Harry Potter e as relíquias da morte em um dia (enquanto minha mãe achava que eu ia morrer sem comer ou ir no banheiro porque estava trancado no quarto lendo).
No terceirão, quando estava estudando para o vestibular (de engenharia química) eu montei um esquema de estudos perfeito:
- Dividi os dias da semana em blocos de tempo (eu nem conhecia esse conceito, um dos mais
importantes conceitos de produtividade que é apresentado no livro A única coisa). - Em cada bloco de tempo coloquei uma matéria (história, geografia, matemática, etc.).
- Por 5 ou 6 meses (nem me lembro mais) eu segui esse cronograma à risca.
Resultado: passei no vestibular em vigésimo lugar.
Lembro também dos 3 anos em que morei na França e tive que aprender francês e equações diferenciais do zero. A primeira coisa que eu fiz foi procurar vídeos e livros para estudar sozinho no meu quarto, tentando descobrir qual o jeito mais rápido de aprender aquelas coisas complexas.
Eu sempre, sempre, sempre me interessei pelo assunto aprender a aprender. Fala sério, não seria massa você conseguir aprender qualquer coisa? E não seria mais maneiro ainda aprender rápido?
Pois é, eu sempre me perguntei como fazer isso muito, e passei alguns anos da minha vida estudando exatamente esse assunto.
O que eu pretendo, então, te ensinar nessa e nas próximas cartas?
- Como estudar e aprender.
- Como estudar e aprender cada vez mais rápido.
- Como transformar tudo o que você estuda em conteúdo para conseguir clientes na internet.
A habilidade mais importante de todas
Em 2018 eu resolvi criar conteúdo na internet.
Por causa disso, fui atrás de caras que já criavam e comecei a assistir muitos vídeos deles no YouTube.
Das centenas de vídeos que eu vi, uma coisa me saltou aos olhos: eles sempre tinham muito conteúdo pronto na cabeça deles para colocar no vídeo.
Você já se perguntou alguma vez como alguém aguenta falar por 1, 2 horas sem olhar para uma colinha ou ler um papel? Eu fiquei me perguntando isso por alguns meses até entender o que esses caras tinham que eu não tinha, porque eu não me imaginava nunca na vida falando por tanto tempo em um vídeo. Bom… eventualmente eu me dei conta do que era: eles tinham conteúdo.
Veja, como se adquire conteúdo? De duas formas:
- Vivendo experiências.
- Estudando.
Viver experiências é muito bom e importante, mas ninguém consegue viver tanta coisa assim, por mais maluca que seja a vida.
Suas experiências não são suficientes para você dominar um assunto e falar dele para outras pessoas. Elas não bastam.
Em outras palavras: se você não estudar, não vai conseguir sustentar um negócio digital.
Isso porque um negócio digital depende 100% da produção de conteúdo. Seu conteúdo é sua propaganda. Seu conteúdo é seu marketing. Ele é o responsável por:
- Te tornar conhecido.
- Convencer as pessoas de que você entende do que vende.
- Transformar os seguidores em clientes.
Cada peça de conteúdo é um vendedor que você coloca na frente das pessoas. Quanto mais vendedores e quanto melhor eles forem, mais você vai vender.
Então, lá pela metade de 2018 eu resolvi mergulhar de vez no tema aprender a aprender. Porque eu sabia que se eu dominasse essa única habilidade, todas as outras viriam em seguida. Até porque, só para colocar seu primeiro produto no mercado, você já precisa saber mexer numa área de membros, numa rede social, num gateway de pagamento, etc., etc., é coisa pra caramba!
Se eu tivesse que te dar um único conselho, seria esse: aprenda a aprender, desenvolva essa habilidade como se sua vida dependesse disso.
Como escolher o que estudar
Antes de mais nada: não adianta aprender a estudar se você não sabe o que estudar.
Então vamos para um passo a passo muito simples:
Passo 1: Faça uma lista de todas as coisas pelas quais você mais se interessou ao longo de toda a sua vida
Não se preocupe com o tamanho da lista. Grande ou pequena, essa primeira versão é só um esboço. Essa lista vai ganhar tópicos adicionais para o resto da sua vida.
Por que fazer isso? Bom, não esqueçamos que quero te ajudar a construir um negócio online que te ajude a sustentar sua casa por muitos anos a fio. E para você aguentar os anos que um negócio precisa para dar um lucro relevante (entre 2 e 5 anos, mais ou menos), eu sei que vai precisar falar de coisas que gosta muito de estudar.
E as coisas que você mais gosta de estudar são as que mais capturam seu interesse durante toda a sua vida.
Por isso, faça essa lista, mesmo que ela pareça perda de tempo.
Passo 2: Escolha alguns temas da lista
Se você é um pouco como eu, você tem um monte de interesses.
Eu curto música, futebol, matemática, história, leitura, escrita, basquete, violão, negócios, processos, filosofia, etc.
Mas, de tudo o que eu gosto, duas coisa se separam drasticamente: estudos e negócios.
Como eu sei que elas se separam das outras? Porque eu gasto mais tempo pensando nelas do que em todo o resto.
Esse é o critério: tempo gasto.
Você só procrastina o que não quer ou não sabe fazer. Não adianta, a maior parte do seu tempo livre sempre vai ser gasta pensando nas coisas que mais te interessam.
Então selecione as duas ou três coisas da lista que mais se destacam do resto.
Passo 3: Descubra quem são os maiores mestres de cada um dos temas
Aqui é pesquisa pura e simples.
Você vai abrir o Google e **o YouTube e começar a pesquisar. Vai mandar mensagem para seus amigos que leem e estudam bastante (todo mundo tem um amigo nerd) e vai pedir indicações para eles. Vai procurar pessoas que segue no Instagram e perguntar para elas também.
Onde você quer chegar, no fim das contas? Você quer fazer uma lista de grandes nomes. Sim, mais uma lista. Porque é ela a lista que você vai seguir pelo resto da vida.
(na verdade, na verdade, essa lista deveria ser um Mapa da ignorância, mas isso fica para uma outra carta)
Fez a lista? Próximo passo.
Passo 4: Aprimore a lista de grandes mestres com as principais obras de cada um
Bem simples: adicione livros, artigos, vídeos e tudo o mais que encontrar de cada um dos grandes nomes aí na sua lista.
Pronto!
Agora você sabe exatamente o que estudar pelos próximos meses.
E não se preocupe, essa lista é crescente e vai aumentar para o resto da sua vida.
3:10 p.m. Pausa no email para explicar para meus alunos como transformo ele em um carrossel (e você pode aprender isso no ORC).
Segunda-feira, 22 de abril de 2024, 8h46 a.m. Vou terminar essa carta, três dias depois.
Isso que expliquei até agora na carta é o primeiro passo que ensino para qualquer um que queira criar conteúdo na internet.
Sabe quanto te falam de posicionamento, nicho, persona e linha editorial? Pois então, eu nunca parei para fazer essas coisas porque todas elas são consequência dessa primeira ação: descobrir o que você vai passar os próximos anos da sua vida estudando.
Quando você ficar bom o suficiente nisso, saberá exatamente o que falar, pois terá formado suas próprias opiniões sobre o assunto. Isso é o começo do seu posicionamento.
As pessoas que vão te ouvir serão somente as interessadas nesse assunto. Elas são sua persona, você não precisa de um esquema imaginário para definir do que elas gostam e como elas são, elas mesmas te dirão.
Seu estudo automaticamente define seu nicho. Era óbvio que eventualmente eu ensinaria a criar conteúdo e organizar uma empresa, é isso que venho estudando nos últimos anos todos.
E as linhas editoriais serão claras, porque quando você entende de um assunto, entende quais são todas as partes que formam ele, e essas partes são suas linhas editoriais.
Bem, essa carta é só o começo dessa importante sequência que, espero, vai abrir os horizontes da sua consciência.
Nos vemos na próxima carta para eu te explicar como estudar diferentes tipos de assuntos, já pensando em como comunicar o que estuda para o público.
8h58 a.m.
AMDG
Elton