Falhei. Eu errei de novo!
E se você já me acompanha há algum tempo, já sabe que isso é constante: eu estou sempre falhando. Eu erro tanto que, de vez em quando, acabo acertando, essa é a verdade.
Mas onde errei de novo dessa vez? Não acordei na hora prometida.
Desde domingo me comprometi a acordar 6 da manhã (porque estou acordando às 7). No domingo eu consegui, com muito esforço. Ontem eu consegui, mas aí dormi de novo das 7 às 8. Hoje eu não consegui. Acordei 7h15 com meu filho me chamando.
Isso significa que já perdi 1 hora de leitura hoje, e que vou ter que compensar isso em algum outro momento. O problema é que não são poucos os meus compromissos do dia e eu não sei se vou conseguir achar espaço para ler tudo o que prometi ler.
Vale até lembrar por que estou acordando mais cedo e lendo mais.
Eu comecei a criar conteúdo na internet em 2018, e desde então percebi que a maior dificuldade de manter a constância não está no ato de criar conteúdo, e sim no ato de consumir conteúdo. Vou explicar isso melhor.
A maioria das pessoas acha que só precisam de uma fórmula de post, de um modelo de reels ou de templates e swipe files de textos para conseguir criar coisa boa todo dia. Mas isso está muito longe de ser verdade. O que você precisa mesmo é de muito conteúdo dentro da sua cabeça.
Veja só: tentar criar conteúdo sem ler histórias é como tentar dirigir um carro sem gasolina, ou fazer crescer uma plantação sem sementes, ou até (precisei fazer uma pausa para trocar o cocô do meu filho) aquecer seu chuveiro sem gás no botijão.
Não dá! Não. Tem. Como.
Você vai ver que o que te impede de manter a constância não é a falta de tempo, nem a organização da sua agenda.
O que te atrapalha é sentar e não ter ideias. É parar para fazer e não conseguir escrever. É se preparar para gravar e não conseguir falar nada.
Imagine se você conseguisse fazer o conteúdo de bate-pronto, assim: sentou, escreveu, acabou. Pois é. Quase ninguém consegue. Eu teria mais chances de ganhar uma aposta se dissesse que você também não consegue.
Mas agora vem a questão: eu percebi que todas as vezes que fui incapaz de criar conteúdo rápido, com facilidade e sem gastar quase nada de tempo, foi porque eu tinha consumido muito conteúdo bom. E aí, em 2019 eu fiz esse combinado comigo mesmo: eu vou ler todos os dias.
Mas eu reparei que não bastava ler qualquer coisa, que eu precisava ler histórias, porque, afinal, criar conteúdo não é simplesmente sair ensinando técnicas, mas é contar histórias. Quanto melhor eu conto as histórias, mais eu ensino e mais eu vendo.
Por isso que estou chateado por ter falhado hoje: perdi 1 hora de leitura de uma história, e isso significa que perdi mais 1 hora da minha vida que nunca mais vou recuperar.
Eu tenho um artigo sobre a importância de ler todos os dias, clique aqui para ler.
Mas amanhã é um novo dia. E eu vou compensar essa hora perdida abrindo mão de 1 hora de alguma outra coisa para poder ler minhas 100 páginas prometidas do dia.
Meu recado para você aqui é simples: se você não se dedicar a consumir conteúdo (e o melhor jeito de fazer isso é lendo), jamais vai ficar bom em criar conteúdo. Por isso, faça o compromisso também: eu vou ler pelo menos 10 páginas por dia. E comece. Hoje mesmo.
Confira esse vídeo que ensino como selecionar os melhores livros para ler, é assim que eu faço.
A gente se vê.
AMDG
Elton
ps: no meu curso O Reino do Conteúdo eu ensino como consumir, sintetizar e criar conteúdo de um jeito que você só precise de 1 hora por dia para seu negócio na internet crescer.