Segunda-feira, 15 de abril de 2024.
4:30 p.m. No escritório.
Travei.
Há uma semana não consigo mais gravar vídeos.
Três dias atrás esgotou meu gás nos textos também.
As pessoas chama isso de bloqueio criativo. Eu não sei se é o nome certo, mas eu sei como resolver esse problema, e é isso que vou te ensinar aqui.
Criar = Consumir + sintetizar
Vivemos de conteúdo aqui na internet. Conteúdo nada mais é do que a exposição de ideias. Ou seja, as ideias são nossa matéria-prima.
Imagine agora uma plantação de bananas.
Do que uma banana precisa para crescer? De um solo fértil, sol e água. Certo? Quase. A banana também precisa de tempo (são mais ou menos 12 meses para a bananeira dar frutos, pelo que o Google me disse).
Agora imagine uma plantação de maçãs. Solo fértil, sol, água e… tempo (5 anos para a macieira crescer, de acordo com o especialista Google).
E uma plantação de abacates? Um abacateiro leva cerca de 10 anos para atingir seu pico de produtividade.
Para dar frutos todas essas árvores precisam de água, sol, solo fértil e tempo.
Assim são nossas ideias. Elas são como árvores frutíferas. Precisam de alimento e tempo para darem frutos.
O conteúdo que você vê na internet é o fruto. Mas não tem fruto se não plantar a árvore no lugar certo, se não tiver sol e se você não tiver paciência para podar, matar as pragas e regar.
O solo são os conteúdos que você consome: livros, podcasts, conversas com amigos, filmes, etc.
Se você não consome bom conteúdo, esquece, é como tentar plantar bananeiras na areia do deserto.
Só que de nada adianta consumir se você não medita, não coloca em prática, não revisa e não tenta conectar o conteúdo consumido com todas as outras coisas que existem na sua cabeça.
O único jeito de suportar todos os anos de criação de conteúdo que um negócio digital exige para ser bem sucedido é consumindo e sintetizando mais conteúdo ainda do que você cria, e isso nos leva ao centro dessa carta.
Você precisa consumir muito mais do que cria
Eu sei porque minha criatividade hibernou: eu diminuí muito meu consumo de conteúdo nas últimas semanas para dar conta de todos os compromissos que assumi.
Tive viagens, aumentei o número de mentorias, fiquei doente, etc.
E é normal que isso aconteça.
Nossa vida é dinâmica e não perfeita como muitos professores de produtividade fazem parecer.
Você fica doente, acorda triste, por vezes precisa trabalhar muito mais do que o habitual para arcar com alguma dívida, tira férias, se cansa do trabalho, etc. Isso tudo é normal, você é humano.
E é por isso que você vai ter períodos de escassez intelectual.
Mas a solução é muito, muito simples: sempre que você se pegar bloqueado, não insista e vá consumir conteúdo.
Assim, de forma bem prática mesmo: como nos últimos dias nada saía da minha cabeça para o papel, eu parei tudo e comecei a ler alguns livros novos. Só aumentei meu tempo diário de leitura em 2, 3x mais.
Troquei as séries que estava vendo por podcasts, parei de assistir os jogos (viva o Flamengo!) para ler artigos de marketing e… pronto.
Aqui estou eu escrevendo de novo.
Não é o melhor texto do mundo, não é uma carta cheia de ideias inovadoras, mas de novo me coloquei em movimento. E eu sei que, pouco a pouco, o ritmo vai voltar, se eu não parar de consumir mais do que estou criando.
Você não vai colher abacates em tempo de bananas
A questão é: algumas ideias demoram para dar frutos, e outras dão frutos muito mais rápido.
O que eu comecei a estudar agora pode dar frutos na semana que vem, no ano que vem ou só daqui 10 anos.
É por isso que você não pode nunca parar de estudar, e nunca ficar concentrado exclusivamente em um único assunto.
Eu falo de marketing e negócios certo? Agora, imagine se eu só estudasse isso… Eu jamais criaria conexões únicas minhas, nunca formaria nenhuma ideia original e seria impossível me destacar dos outros tantos que estudam até mais do que eu.
É a velha maldição dos copywriters que só querem ler livros de copywriting. Não adianta, vai dar errado. É como se você tentasse fazer uma bananeira crescer só com um nutriente no solo, sem sol, sem água e sem retirar as pragas.
Você precisa consumir um pouco de várias coisas diferentes porque o que você tem não é uma simples plantação de bananas, mas uma fazenda inteira, com muitas árvores e frutos diferentes.
Você consome um pouco de cada coisa para colher bananas, maçãs e abacates no seu devido tempo e com um sabor impecável.
Por isso conseguimos chegar à seguinte conclusão dessa carta: se você tem algum bloqueio criativo é sinal de que está faltando algum ingrediente para fazer as sementes germinarem e as árvores darem frutos. Tudo o que você precisa fazer é consumir e sintetizar mais conteúdo, e mais conteúdos diferentes.
Eu espero que meu bloqueio criativo te ajude a vencer os seus.
Voltarei com mais cartas úteis e criativas ao longo dos próximos dias.
5:08 p.m.
AMDG
Elton