ELTON LUIZ

Marketing, produção de conteúdo e gestão da sua empresa

Junte-se a mais de 400 mil pessoas aprendendo a construir um negócio de dentro de casa e sem equipe, usando a internet.

Por que seu negócio digital não dá certo

negócio digital

Neste texto, eu vou te mostrar três motivos por que seu negócio digital não dá certo

Eu não acho que Deus nos daria 24 horas por dia se precisássemos de mais que isso.

Por isso eu penso que se não estamos dando conta de fazer tudo o que precisamos, é porque estamos tentando fazer coisas demais.

A maioria das pessoas que fala comigo diz que não consegue conciliar produção de conteúdo com todo o resto da vida, e eu vejo algumas razões para isso acontecer:

  1. Você não tem o hábito de escrever.

  2. Você está tentando avançar mais rápido do que consegue.

  3. Você não deveria estar criando um negócio na internet.

Por motivos óbvios, essa carta é direcionada aos dois primeiros grupos.

Veja só: criar conteúdo é escrever. Não existe ninguém que só precise fazer vídeos. No mínimo, você vai ter que escrever uns stories todos os dias. Se você não está disposto a criar o hábito de escrever, esse negócio não é para você. Se você está disposto, por outro lado, vai precisar de tempo para conseguir conciliar isso com todo o resto da sua vida.

Eu gosto de dizer que ser produtor de conteúdo é um estilo de vida. Vou te contar como eu fazia quando tinha um emprego e ainda precisava fazer meu perfil funcionar.

Das 8h às 18h eu estava no escritório, ou seja, nesse período do dia eu só tinha um momento possível para criar conteúdo: o horário de almoço. Era quando eu fazia meus stories.

Para conseguir criar conteúdo, a gente precisa estudar, não tem saída: o conteúdo que você cria é reflexo do conteúdo que você consome. Por isso eu acordava pelo menos 1 hora antes de sair para o trabalho só para conseguir ler. Antes do trabalho, portanto, era meu momento de estudo.

Quando chegava em casa, 18h, precisava ajudar minha esposa com meu filho, que era só um bebezinho ainda e demandava bastante da atenção de pais de primeira viagem. Isso me deixava com umas 2 horas livre toda noite para criar o conteúdo.

Recapitulando: de manhã eu lia, de noite eu escrevia e gravava vídeos. Com pouca experiência e só esse tempo disponível, isso significava conseguir fazer um post e gravar uma aula por dia, em média.

O avanço, portanto, era lento.

Meus produtos demoravam (e até hoje demoram) a sair e eu só conseguia estar presente no feed e nos stories do Instagram. Não tinha YouTube nem email.

Veja: eu sou lento. Até hoje eu não consigo fazer mais que um email e um vídeo por dia. E nem todo dia eu consigo fazer os dois. Mas o que faz meu negócio dar certo é o ritmo.

Eu posso ser lento, mas eu sou constante, não perco o ritmo.

Quase todo dia estou aqui. Falho um dia ou outro, mas são pouquíssimas falhas quando comparamos com a quantidade de acertos.

O que eu quero te ensinar com essa parte da minha história?

Primeiro, que o hábito precisa ser criado ao longo de anos, não de dias ou semanas. Eu estou desde 2018 tentando levar meu canal do YouTube a sério e só consegui criar constância esse ano (6 anos depois).

Em segundo lugar quero te ensinar que você precisa de um ritmo que funcione para sua rotina atual. E esse ritmo só pode aumentar quando sua rotina te permitir.

O maior problema que vejo é que as pessoas querem tudo antes do tempo. Eu também queria, te confesso, mas eu soube conviver com a frustração de não conseguir, e acho que é disso que você precisa.

Eu queria ter ficado milionário no primeiro ano de negócio, mas terminei faturando 184 mil. Poxa, tá bom, inclusive, para um primeiro ano.

Eu queria ter ficado milionário no segundo ano, mas acho que não passei dos 300 mil de faturamento.


A questão é: enquanto eu não conseguia, eu continuava mantendo o ritmo. Se o mês era ruim, eu não abria mão do ritmo. Se o mês era bom, eu continuava no ritmo.

Com o passar do tempo o faturamento foi subindo ao ponto de eu poder dizer não a outras atividades, dar tchau para meu chefe e aumentar meu ritmo de trabalho. Mas isso me tomou uns 4 anos.

Moral da história: aprenda a conviver com a frustração de não ter o resultado que você gostaria hoje. E faça o que pode fazer dentro das suas 24 horas, nada mais que isso.

Se quiser minha ajuda para construir seu negócio, comece pelo meu Playbook como construir um negócio de 1 milhão de reais.

Até o próxima conteúdo.


AMDG

Elton

Quem sou eu?

Casado, pai de 2 filhos, dono de um negócio que lucra 5 dígitos por mês através da internet

Caso você queira se aprofundar:

O Condado

Minha comunidade de desenvolvimento pessoal onde dou aulas semanais ao vivo

Projeto Valinor

Aprenda a produzir conteúdo e ganhar dinheiro com a Internet, implementando meu método de 4 fases

Cartas ao Condado

Acesse cartas exclusivas onde te ensino a construir um negócio de uma pessoa só, trabalhando de dentro de casa