Nessa sequência de cartas eu vou falar sobre um dos livros de marketing mais importantes já publicados: Positioning, de Al Ries. Você entenderá sobre posicionamento de uma vez por todas.
Esse é um livro sobre posicionamento, um desses termos que o pessoal da internet adora mas não entende (e tem até quem finja entender para vender uns cursos, posso apostar).
Comecei a ler esse livro ontem (ainda estou nas primeiras páginas), e eu vou contar para você tudo o que eu aprender de mais importante com ele ao longo dos próximos dias.
Então vamos lá.
Você tem que ser o primeiro
Nada é mais importante do que ser o primeiro na mente das pessoas. Isso significa, mesmo, chegar antes dos outros.
Não é uma questão de ser o melhor, mas de, literalmente, chegar em primeiro.
Por exemplo:
Qual a marca número 1 de refrigerante? Coca-cola.
Qual o primeiro em lâminas de barbear? Gilette.
Qual o primeiro em máquinas de tirar cópias? Xerox.
Ser o primeiro não é uma simples tática de marketing. As pessoas, de fato, só se lembram do número 1. Olha só:
Qual o ponto mais alto da terra? O Everest. E o segundo? Sabe Deus.
Quem foi o primeiro cara que pisou na lua? Neil Armstrong. E o segundo? Ninguém se importa.
Qual o nome da primeira pessoa que você beijou na vida? E da segunda?
O primeiro sempre vai ocupar um lugar na sua mente, enquanto o segundo fará parte do grande bolo de nomes que você não se lembra ou não se importa.
Por isso, a primeira grande lição de posicionamento é: seja o primeiro na mente das pessoas.
Para te ajudar a ter ideias de como se tornar o primeiro (e vamos fazer isso ao longo das próximas cartas também), eu vou dar duas sugestões da minha experiência dos últimos 6 anos na internet:
- Passe os primeiros meses estudando todos os principais discursos do seu mercado. Por exemplo: no marketing digital existe o discurso do lançamento, da escala, do arquétipo, etc.
- Nunca pare de procurar por livros e cursos de pessoas que não estão discursando no momento. Por exemplo: ao invés de comprar um curso de marketing de algum player do mercado, eu decidi ler esse livro publicado em 1980. Isso é o que vai te fazer encontrar discursos que não estão sendo explorados pelos outros.
Se você seguir essas sugestões, em poucos anos (ah, sim, eu não jogo o joguinho do curto prazo, eu sei que para vencer no mercado você tem que correr uma maratona e não 100m rasos) vai ter encontrado um discurso só seu e que vai te permitir se tornar o número 1.
Veja, uma das formas de ser o primeiro é falar o que ninguém mais está falando. Só que para isso você precisa saber o que estão falando, e precisa saber coisas que ninguém sabe. Por isso recomendo que siga minhas sugestões.
Continuaremos a falar desse livro nas próximas cartas.
10:38 a.m.
AMDG
Elton
ps: se você gostou dessa carta, responda a ela para eu saber. Você também pode recomendar minha newsletter para seus amigos enviando esse link para eles.
ps2: quer que seu produto ou seu perfil apareçam nos meus emails para mais de 7 mil pessoas? Coloque nos comentários dessa carta dizendo isso e eu vou te explicar como você pode fazer.